domingo, 30 de março de 2014

Tomei a decisão de relatar fatos interessantes acontecidos entre as 4 paredes de meu consultório, a partir do encontro com os pais , com a criança e com outros acompanhantes. Tenho a convicção que isso poderá ajudar muitas pessoas a entender este delicado processo que é a infância , além de trazer mais clareza sobre os erros na lida com as crianças e , assim espero, mais criatividade para os acertos .
Não podemos esquecer, em momento algum, que a pediatria é uma especialidade médica, em sua essência, PREVENTIVA, melhor dizendo, PROMOTORA DE SAÚDE. Estamos ali, como pediatras, com a expectativa de poder contribuir  para evitar maiores transtornos, tanto físicos, quanto psíquicos, envolvendo toda a família da criança.

De vez em quando recebo um adulto com demanda de consulta que me diz: - "CUIDA DE MIM, PORQUE QUEM REALMENTE ESTÁ PRECISANDO DE AJUDA É MINHA CRIANÇA. É ELA QUE ADOECE."

Quando faço, via de regra, a associação dos sintomas físicos com questões emocionais vividas pelas crianças e também pelos pais, pretendo possibilitar e favorecer esta consciência nos adultos que cuidam delas, com o objetivo deles aprenderem a antecipar um pouco mais os problemas por vir, ampliar suas leituras e perceber a delicadeza deste sistema corpo senciente, isto é - CORPO QUE TEM CONSCIÊNCIA e também tem INCONSCIENTE... e é muito sensível à todas as experiências sentidas.

A partir dos relatos deste diário, espero que esta correlação vá ficando cada vez mais evidente para todos que o lerem.

MEU INTERESSE MAIOR É MOSTRAR COMO A CRIANÇA PENSA E COMO SEU CORPO SE MANIFESTA. DESEJO QUE OS ADULTOS COMPREENDAM UM POUCO MAIS AS ANGÚSTIAS E OS INSIGHTS DAS CRIANÇAS.

AFINAL, TUDO O QUE APRENDI pode se resumir numa frase:

TEMOS MUITO O QUE APRENDER  COM ELAS!!!

Vai uma pequena amostra do conteúdo deste blog, na fala de uma criança de 5 anos:

_ Mãe, o que é poesia?
_ É muito difícil explicar, mas vou recitar uma poesia que eu gostava quando criança.
_ Ah, é isso??!! Então eu sei fazer poesia. Escreve aí:

            "O amor vem de dentro dos anjos
               Os anjos vem de dentro do céu
               O céu vem de dentro do Deus
               O Deus vem de dentro da gente."

COMO TODOS SABEM, ATÉ CERTA IDADE, AS CRIANÇAS REPRESENTAM SEUS SENTIMENTOS COM MUITA FACILIDADE, ATRAVÉS DOS DESENHOS, QUE TÊM, MUITAS VEZES, O MESMO VALOR DOS SONHOS. NELES IMPRIMEM OS DESEJOS, OS MEDOS, E MESMO ATÉ, AS AGRESSIVIDADES REPRIMIDAS.


ESTA É UMA PEQUENA AMOSTRA DE UM DESENHO QUE TRANSFORMAMOS EM ANIMAÇÃO, FEITO POR UMA CRIANÇA DE  6 ANOS.



video


2 comentários: