Linguagem infantil


Percepção sobre a idade

Hoje perguntei a um menino de quatro anos:
- O que muda quando a gente faz quatro anos? E ele respondeu:
- A fase.


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MODO DE DIZER

 Uma criança muito ética, apesar de ter apenas 5 anos, para dizer da esperiência negativa que teve com uma internação hospitalar, fez um desenho de um carro( objeto que muito ama) e disse assim sobre o desenho: "_ o carro estava todo espatifado. O doutor lhe ajudou e ele ficou todo CONVERSÍVEL. Perguntei a esta mesma criança com o que sonhava e ele me respondeu: - sonho com o que eu sonho. Sonho com carros.

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 O PESSOAL E O PESSOAL

 Uma garota de 9 anos escrevia num caderno seus pensamentos. Eu me aproximei dela e ela escondeu seu texto, me dizendo: -isso é muito pessoal. - E O que quer dizer pessoal? Interroguei. Ela respondeu:- É O QUE NÃO PODE SER MOSTRADO PRO PESSOAL!!!!!

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 SALVANDO O PLANETA


 Ontem atendi uma menina com febre por quatro dias após um tempo grande de viagem do pai e da mãe. Ela associava seu quadro à uma dor de saudade. E, diante do pai, pergunta: - "porque será que eles não podem encontrar cursos aqui na cidade onde eu moro? " O pai tenta se justificar dizendo que eles fazem cursos e trabalham muito também para salvar o planeta. E ENTÃO ELA DIZ:_" MAS VOCÊ NÃO ACHA MAIS IMPORTANTE PRIMEIRO SALVAR SUA FAMÍLIA?"


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LINGUAGEM METAFÓRICA

Uma criança de 8 anos, após uma dessas conversas complexas, me disse: _ "Mas isto é muito metafórico". 
Ao que eu respondi: _" NOSSA, E  VOCÊ  ENTENDEU TUDO."... 

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FILOSOFIA COM A FÍSICA
Se estamos na terra e a terra está no espaço, então a gente passa a vida viajando no espaço. Por que não estou flutuando?

 4 anos.



O NOME QUEM DÁ É O HOMEM

Essa menina , com 6 anos, me disse: _" Sabia que Deus faz as coisas todas, mas ele não sabe o nome? Quem dá o nome é o homem."

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CORTE METAFÓRICO DO CORDÃO UMBILICAL

Outro dia chegou um jovem de 17 anos que atendo desde bem pequeno e me disse: _ 'Simonete, minha mãe não vai cortar meu cortão umbilical nunca". Eu respondi:_ "Não corta mesmo, nunca. Você mesmo é que deve fazer este serviço. Pode afiar sua tesoura."

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PERGUNTAS DIFÍCEIS

Um garoto de 5 anos, vendo sua mãe usando um absorvente, perguntou-lhe: _ "Por que você usa fraldinha? Eu quero saber". Ela, sem saber o que dizer, preferiu não responder. Dias depois, quando alguém falou em fralda, na escola, ele disse a essa pessoa: _ "Sabia que minha mãe usa fraldinha? É só  de vez em quando e é da pequenininha."

Esse mesmo menino perguntou à sua  mãe como fazer para conseguir ter um bebê e ele mesmo completou:_"Tem que pedir para quem???"

QUANDO NÃO SABEMOS COMO RESPONDER ÀS PERGUNTAS DIFÍCEIS DAS CRIANÇAS , O MELHOR É DEVOLVER A PERGUNTA PARA MAPEAR O QUE ELE JÁ ELABOROU SOBRE O ASSUNTO, e não respondermos além da sua linha de raciocínio e de suas hipóteses até então.

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RAIVA- FÍGADO- CANINOS

Acompanho esta criança desde 1 mês de vida. Hoje ele está com 10 anos. Ele sempre foi uma criança dócil, compreensiva,com muita facilidade para ceder e muita dificuldade para se impor. Hoje passou a consulta inteira me falando de como lida com a raiva que sente de alguns amigos difíceis. Ele disse também achar muito chato, o mundo das meninas, por causa do que chamou de costumes alternativos. Quando o interrogo sobre o que vem a ser isto, diz que é uma maneira delas acharem estranho o gosto e o interesse dos meninos e, dizerem assim: "_ COMO ISTO PODE ACONTECER??"

Disse também que tem interesse em games novos, mas não é um viciado, porque ele mesmo se regula. Aí então eu lhe perguntei em que mais ele se regulava. Foi quando começou a falar da raiva: 
                                _ “Quando tou com muita raiva tenho que desabafar e tenho que ficar zen. Tenho que meditar, senão eu tenho um ataque de fúria. Minha raiva é muito sensível. Desenvolvi esta maneira de meditar. Esvazio minha mente. Reseto. Meu cérebro volta a funcionar depois de 1 minuto. Uma vez DESCONTROLEI minha raiva. Meu colega falou coisa ruim de meu passado. Fiquei tão furioso que não resetei  meu cérebro e saiu até fumaça no meu ouvido por causa do fogo no meu cérebro. Deletei depois todos os arquivos sobre ele na minha cabeça. Resetei. Pus na lixeira. Apaguei. Não posso falar com meus pais sobre arquivo confidencial."


LINGUAGEM DE COMPUTADOR PARA ESCLARECER SENTIMENTOS!!!!!!  BOM RECURSO.. O que importa é criar maneiras de se expressar, traduzindo ele mesmo seus sentimentos e tentando encontrar maneira para lidar com eles.

 Curioso é que ele agora está trocando os caninos. Caninos são dentes ligados ao fígado e  trabalham, portanto, para  a  função hepática, que é, segundo a MEDICINA CHINESA,   o uso da ASSERTIVIDADE, o fazer com o tiro ao alvo, ser criativo na lida com as frustraçõesA emoção ligada ao fígado é a RAIVA. Para esta MEDICINA TÃO ANTIGA,  o fígado é o general, o estrategista, que objetiva  encontrar o caminho mais curto com relação ao desejo, onde há sujeito. Por esta visão, o  fígado não é apenas um órgão, mas o centro yang de uma equipe em função- Fígado   (  morada da alma etérea, alma de desejos, alma do sujeito, do ser) mais vesícula, olhos, músculos, caninos, meridianos ( caminhos dos sopros vitais) .Esta equipe pretende ganhar a causa do desejo, ganhar uma guerra, de- fender seu monarca, o coração (responsável pela fala , de onde emanam os pensamentos, pois é o órgão que abriga a mente), mesmo que seja,  simplesmente para não  entrar numa guerra. Ensina _ em sua matriz-função, a lidar com a falta e buscar caminhos de retificações.

 Dentes permanentes são dentes feitos pela criança , diferentemente dos dentes de leite, que foram fabricados pelos pais. Portanto, dentes já com filtros pessoais. ( SEMPRE CONTO ISTO AS  CRIANÇAS. Gosto que tenham consciência de que algo nelas, embora pareça acontecer à revelia, responde à sua experiência pessoal, com autoria e tudo)







Desenhos feitos por esta criança, em momentos diferentes. Vejam   o desenho dos olhos desta última consulta.

CURIOSO É QUE OS OLHOS, PARA A MEDICINA CHINESA, FAZEM A ABERTURA DO FÍGADO para o externo. É o órgão do sentido a ele conectado . É a janela da alma, essa que tem sua morada no fígado. Através de vários recursos, essa criança falou de seu sujeito, tornando-se menino, no estranhamento com as meninas, das suas tentativas de lidar com a raiva e  com a frustração. O momento é de troca de caninos e ainda desenha os olhos!!! No mínimo, isto não pode passar despercebido. Chamou seu desenho de DESENHO DE RUA. 
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GIRAFA VERDE

Atendi um garoto de 3 anos de idade, com queixas constantes de dor de cabeça. O sintoma não me pareceu ser orgânico por várias características. Conversando com a mãe, soube que ela andava bastante incomodada com a professora dele por causa de sua rigidez. O mais grave foi que ele havia desenhado uma girafa e a coloriu com a cor verde, e a professora  não permitiu, dizendo que todas as girafas são amarelas. Ele estava muito infeliz com isto. ( e eu não engoli este autoritarismo castrador!) Quando fui examiná-lo , retirei seu sapato e suas meias. Para minha surpresa, sua meia tinha uma estampa de uma girafa VERDE. Eu lhe mostrei a girafa verde em sua meia, dizendo-lhe que era possível sim pintar uma girafa de verde. Ele sorriu aliviado.
NÃO SOUBE MAIS DE DORES DE CABEÇA NESTA CRIANÇA.

Entre 3 e 6 anos, as crianças já estão em uso da linguagem, com habilidade para a metáfora e sua dimensão simbólica. Precisam ter chance de se expressarem livremente, para representarem, de modo pessoal a maneira como vêem o mundo, os objetos e as pessoas. Nada precisa de nota, nem de certo e errado, nem de estratificação de qualidades. Não devem ser limitados na simbolização. Mais tarde, a realidade terá peso normático. Essa liberdade para simbolizar será extremamente importante depois em diversos aspectos, inclusive para o pensamento abstrato ser bem desenvolvido. Existe uma relação muito íntima e curiosa com a restrição da simbolização e as atitudes de rivalização. Se em algum ambiente, as crianças estiverem se rivalizando muito, pode ser que esteja faltando ou tenha faltado, liberdade e estímulo para a metaforização. Se já forem adultos, ta dica também é válida. NUNCA É TARDE PARA A POESIA E A METÁFORA...


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PERCEPÇÃO INFANTIL

Aconteceu um fato curioso comigo, na consulta de uma criança de 8 meses. Ela fez uma interação surpreendentemente boa comigo. Senti que ela acompanhava meu raciocínio clínico e compreendia meu pensamento, apesar da pequena idade, pois sorria quando a fala estava correta para ela. Quando fui examiná-la, quis chorar na hora de conferir os ouvidos. Parei o movimento e perguntei-lhe se me permitia examiná-la. Olhando atentamente para mim, fez um gesto com a boca, que parecia dizer algo e permitiu docemente meu exame. O mesmo aconteceu com o ouvido do outro lado.

Depois de 26 anos de pediatria, posso testemunhar que está acontecendo uma mudança no padrão de entendimento e percepção das crianças. Vem uma certeza interna na gente de que eles entenderam e eles manifestam que sim. ANTENADÍSSIMOS. NADA ALIENADOS. Sinto  que, cada vez mais é preciso considerar a criança um sujeito, com nome, desejos e sentimentos. CADA VEZ MAIS ELES PEDEM CONSIDERAÇÃO COM SUAS PESSOAS. CONSIDERAÇÃO E RESPEITO. ESSA PODE SER A ÉTICA DE UMA RECONSTRUÇÃO SOCIAL, POIS ESTAS CRIANÇAS SERÃO OS ADULTOS A DETERMINAR NOVA ÉTICA. E GERAR NOVOS CIDADÃOS.

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“INSIGHT”  E   ADOÇÃO

Um dia, eu estava falando para crianças de 6 anos na Escola Balão Vermelho, uma escola construtivista _ em Belo Horizonte, sobre a relação de nosso corpo com o planeta terra, e de  suas composições semelhantes de água e minerais, que era o projeto de investigação deles.  Elas me fizeram tantas perguntas curiosas que acabei levando uns slides que tinha para aprofundar um pouco o tema. Num deles, havia um trabalho de um artista plástico, no qual ele havia bordado num pano, pipas ligadas a carretéis de linhas coloridas, criando uma instalação muito bonita.  Em outro slide, uma imagem de um óvulo e de espermatozoides em microscopia eletrônica. A imagem do óvulo, ampliada muitas vezes, tinha um aspecto muito parecido com um novelo de linha. Disse a eles:_ "Eu acho que é assim que acontece com a gente, como no trabalho desse artista...  a semente do céu ( pipa) encontra a semente da terra ( linha e carretel) e aí tudo começa. Aí a gente começa a ser tecido e construído". 
Uma menininha, nesta hora, emocionada, levanta o dedinho e pede para falar, dizendo assim:­_” Olha, gente, eu sou filha adotiva. Minha mãe sempre me explicou que eu vim do coração e não da barriga, mas eu nunca tinha entendido. Agora eu entendi. Foi a minha semente do céu que encontrou a semente da terra, que são meus pais adotivos”. De alguma maneira, os coleguinhas perceberam a emoção  da confissão e se reuniram  ao redor dela, como se dessem colo e chão para aquele insight luminoso.


INSISTO NISSO. CRIANÇA ENTENDE DE METÁFORA, DE ARTE, DE POESIA.


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LETRA PULSIVA

Ela estava aprendendo a escrever com letra cursiva e sofrendo um pouco com a dificuldade e me disse:"_Ai, escrever de letra pulsiva é muito difícil."


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COMO A CRIANÇA ESCUTA E USA A PALAVRA

Uma mãe foi transferida de cidade, pelo trabalho. Foi, levando a filha de 6 anos e deixando o pai, que não podia deixar seu trabalho na cidade onde morava. Eles se encontravam em fins de semana. A filha estava muito chateada por deixar seu pai e chorava sempre. Indagava à mãe porque o pai não estava com elas e a mãe sempre lhe respondia que era por causa do "dinheirinho". Dizia que ele, o dinheirinho, lhes fazia muita falta. Certo dia, esta menina chamou a mãe e lhe disse:_ "Está certo mamãe, agora eu entendo. O dinheirinho é mais importante que tudo na vida, né?"
A partir desta fala, a mãe procurou seu chefe para pedir demissão e conseguiu o retorno do serviço para a cidade dela, onde estava o pai.

MINIMIZANDO PROBLEMAS

Ela quiz falar de seus problemas como se fossem sem importância, mas quiz usar palavras bonitas e disse:_"Fui ao médico de olhos e ele disse que eu tinha mesmo um problema, mas ele era supérfluo.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Simonete, parabéns pela iniciativa. Lindos textos. Estou encantada com a riqueza do material.

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