Medicina Chinesa

SOPRO VITAL

É MELHOR EU FALAR UM POUCO SOBRE ISTO QUE CHAMAMOS DE ENERGIA. OS ANTIGOS CHINESES, RESPONSÁVEIS PELA FILOSOFIA DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA, VIAM O VENTO QUE BALANÇA AS FOLHAS DAS ÁRVORES ao invés de enxergarem primeiro, as folhas das árvores. COMO CONSEQUÊNCIA, SEU RACIOCÍNIO CLÍNICO É COERENTE COM ESTA VISÃO: NO CORPO, VÊEM PRIMEIRO O VENTO, OU SEJA ,O QI, O SOPRO VITAL, A “ENERGIA`` QUE FAZ O SANGUE CIRCULAR. ESTANDO ELA TURBULENTA OU ESTAGNADA, PODE LEVAR AO ADOECIMENTO FÍSICO.



***

MEDICINA CHINESA E A RELAÇÃO DOS ÓRGÃOS COM AS ESTAÇÕES

Estamos próximo á entrada do outono.
Segundo a MEDICINA TRADICIONAL CHINESA, muito mais antiga que a nossa e que, preza e considera sempre a relação do homem com a natureza, em toda passagem de estação, ocorre um movimento físico em nosso corpo assim como acontece na natureza. Portanto, folhas secas caem das árvores e, melecas ou diarreia ou vômitos, nas crianças.
Cada estação do ano prioriza o trabalho de um órgão e no outono é a vez do pulmão. No verão, quem está em jogo é o coração, cuja emoção associada é a alegria, contrária ao pulmão, que é o recolhimento e a tristeza. É PRECISO UM POUCO DE CADA MOVIMENTO: O PRÁ CIMA, QUE É A ALEGRIA, E O PRÁ DENTRO, QUE É A TRISTEZA. TODOS TEM IGUAL  IMPORTÂNCIA EM NOSSA SAÚDE.
A passagem não é fácil... da alegria para a tristeza, da exuberância do fruto para a queda das folhas... A passagem é feita pelo órgão que representa a terra, o centro. Na simbologia chinesa, o baço. É ele o responsável, junto ao estômago , pelo movimento de passagem.
Toda mudança de estação traz sintomas físicos comuns e que se repetem em várias pessoas. Na pediatria, chamamos de viroses, porque não temos ainda esse entendimento mais profundo. Observo este acontecimento há anos.


Importante no outono, comer alimentos mais picantes, sabor do pulmão, e brancos, cor relacionada também ao órgão. PORTANTO, SERIA INTERESSANTE: RABANETE, NABO, ARROZ, etc.
( ver tabela)

***
Picadas de Pernilongo

TENHO OBSERVADO COM FREQUENCIA, QUE AS PICADAS DE PERNILONGO, ACONTECEM EM ÁREAS SIGNIFICATIVAS PARA CADA UM. É COMUM EU VER PICADAS SEGUINDO TRAJETO DE MERIDIANOS E EM ACUPONTOS (PONTOS DE ACUPUNTURA). TALVEZ, PONTOS ONDE A ENERGIA ESTEJA EM TURBULÊNCIA OU ESTAGNAÇÃO.
Sintomas na pele, segundo as leis de cura homeopática e segundo a medicina chinesa, evitam sintomas mais profundos no sistema respiratório e também, intestinais. Portanto, que seja bem vinda, até a picada de pernilongo. MELHOR ASSIM!!!!!!!!!

ESTE FOI UM DOS PRINCÍPIOS MAIS IMPORTANTES QUE APRENDI COM A MEDICINA DITA "ALTERNATIVA" E QUE FEZ TODA DIFERENÇA NA MINHA MANEIRA DE RACIOCINAR SOBRE OS SINTOMAS, garantindo a evolução favorável dos casos.
Sintomas externos, em pele, curam sintomas internos, de pulmão e intestino. Se não curam, diminuem sua gravidade e sua persistência. Não é correto suprimir, ou seja, calar a boca, dos sintomas da pele. Podemos aliviá-los, sem suprimí-los com corticoterapias e etc.



***
ENURESE NOTURNA (XIXI NA CAMA)

Hoje estive com uma criança de 5 anos e meio que já havia controlado o xixi à noite e, quando nasceu a irmã e ela estava com 3 anos e poucos meses, neste dia, fez xixi à noite na cama e, desde então, fazia todas as noites.
É muito curioso observar sempre um nível alto de auto-exigência nas crianças com  dificuldade de controle da urina quando dormem. Esta menina é assim: não aceita errar. Fica muito nervosa e para de fazer o que estava tentando. Evita para não errar. É aquela em casa que quer educar as irmãs. Perfeccionista. Corrige as irmãs como se fosse a mãe. É irmã mais velha de mais duas.
Apresenta também forte ranger de dentes à noite (tensão, sobrecarga de funções e raiva sem expressão).
A mãe prefere evitar ler as partes que podem trazer medo nas histórias infantis que lê para as filhas.
Pela Medicina chinesa, o rim enquanto sistema energético, e não necessariamente enquanto órgão, gerencia a emoção MEDO.
Para a leitura corporal, o xixi na cama compensa medos represados ou impedidos de manifestação, durante o dia. Excesso de vigília, para não demonstrar fraquezas, ou impedimentos de sentir medo, com padrão exacerbado de auto-exigência ou exigências muito intensas por parte dos adultos, são todos fatores que podem levar à insistência da enurese noturna. A criança deveria ter mais liberdade para sentir e vivenciar os medos e fragilidades que são inerentes à vida, principalmente na infância.
Quanto ao ranger de dentes, existem 2 leituras pertinentes nos casos que acompanho:  acontece para aliviar um excesso de funções e responsabilidades ou para liberar raivas contidas ou palavras não ditas. A articulação têmporo-mandibular, envolvida no ranger de dentes, é anteparo das palavras não ditas.
Neste caso, pedi à criança para fazer um desenho. Não queria me mostrar. Mostrei a ela outros bem menos claros que o dela e ela achou feio. Então eu disse que gostava  deles porque cada um desenha do seu jeito.Aí, mostrou-me o dela e era um coração com seu nome escrito dentro, bolinhas e arco-íris. Quando pedi a história do desenho, ela disse que era coração do Jesus e que ele quis sair do Jesus, porque  o Jesus batia nele e o mandava bater muito forte e mandar muito sangue. Ele estava cansado e queria tomar sol.

***        
UMA DAS BASES DO RACIOCÍNIO DA MEDICINA CHINESA É A RELAÇÃO DAS EQUIPES (ÓRGÃO CHEIO, ÓRGÃO VAZIO, ÓRGÃO DO SENTIDO, MERIDIANO, ARTICULAÇÃO), com a emoção relacionada, o elemento, a estação do ano, o sabor, a cor. 
Meridianos são canais por onde circula o sopro vital e foram mapeados pelos antigos chineses .
Por exemplo: o sistema rim
Órgão cheio- rim, Órgão vazio- bexiga, Órgão do sentido- ouvido
Estação do ano- inverno, Sabor- salgado, Elemento- água
Cor- preta,  emoção- medo. 


***
SEQUÊNCIA DE ACONTECIMENTOS SEGUINDO UM TRAJETO
Esta garota apresentou algumas infecções de urina quando pequena. Depois , iniciou otites de repetição e, por último, apareceu um líquen- mancha branca grande em linha- seguindo todo o trajeto do meridiano do rim, em sua perna esquerda. Por fim, apareceu o medo, aquele que provavelmente gerara toda sua sintomatologia evolutiva.
Trata-se , neste caso, sem dúvida, do trabalho ligado à equipe rim- medo, infecção de urina, otites e o líquen. Para o entendimento da filosofia homeopática, houve uma lei de cura- do órgão mais nobre (rim), para órgão de drenagem ( ouvido), para a superfície ( pele). Isso é muito interessante. Já vi várias es este movimento. A alopatia não compreende este desenho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário