Medos

IR PARA CAMA DOS PAIS

Ontem atendi uma criança de 10 anos de idade, que todas as noites ainda vai para a cama dos pais. Algumas vezes, diz que é por causa de pesadelo. Muitas vezes parece que vai por puro automatismo.
Perguntei à mãe se ela gostava que ele fosse para sua cama. Ela, sobressaltada com a honestidade da pergunta, diz em tom de confissão:_ Pela primeira vez, vou confessar. Prefiro ele em minha cama do que meu marido. Meu marido ronca muito.
Quando entra a criança e vou conversar com ela, perguntando sobre o assunto, ela me diz: -É, quase toda noite vou para a cama da minha mãe. ( Não diz cama do pai!) Não tem espaço dos outros lados. Aí procuro um buraquinho e deito no meio dos dois.

A CRIANÇA ENTRA NAS BRECHAS, ATENDENDO MUITAS VEZES AO DESEJO INCONSCIENTE DOS PAIS, que neste caso já é até desejo confesso. nÃO É DE MODO ALGUM UM LUGAR SAUDÁVEL PSIQUICAMENTE PARA UM FILHO.
***

 MEDO DE CRESCER

Perguntei a um garoto de 7 anos se ele queria crescer e ele respondeu:
_ Querer eu quero, mas é devagarinho.

Perguntei a mesma coisa para outra pequena de 4 anos e ela respondeu:  _, querer eu quero, quem não quer é meu pai!

***
Hoje atendi uma menina muito meiga, com 8 anos e que, de repente, não quer mais crescer, quer voltar para o jardim e está resistente com o aprendizado da escrita. Perguntei a ela o que queria e disse que era ter a idade da irmã, que tem 4 anos. Diz que escrever cansa, que ela quer brincar de boneca e desenhar. A irmã que estava junto neste momento, disse que queria ter 8 anos. Criei imediatamente uma máquina do tempo e combinei a troca, invertendo os pode e não pode para a diferença de idade. A irmã não aguentou e pediu logo para destrocar e ela  quis também desfazer a troca.

Desenhou depois, uma menina de 7 anos que saía sozinha, perto de casa, para tentar pegar uma borboleta (pura metamorfose). Consegue pegar, mas ela voa novamente.

Depois, me contou um sonho muito interessante: HAVIA UMA COBRA EM SUAS MÃOS. ELA TENTOU JOGAR A COBRA PARA AS MÃOS DA MÃE E A COBRA VOLTOU PARA SUAS MÃOS.
Então eu , tentando compreender o sonho, arrisquei falar o que captei e ela compreendeu perfeitamente. Eu disse que achava que ela estava se cobrando muito saber escrever as letras corretamente e que, a gente aprende devagar, aos poucos. Ela queria passar a dificuldade para as mãos da mãe, mas ela iria aprender com as próprias mãos, do jeito dela, no tempo dela. Parece que esta conversa teve feito favorável.

***

MEDO DE CRESCER EM ADOLESCENTE

Hoje atendi um adolescente de 15 anos, que acompanho desde recém-nascido. Ele vem sentindo  muito medo e nestes momentos sente tonteira, falta de ar e não consegue prestar atenção nas aulas. Tudo começou após ter presenciado  um colega tendo convulsão e pensado em morte. Outro colega está com leucemia e fica pensando se ele pode ter também. Chama o medo de alguma coisa do mal. Diz que consegue controlar só um pouco e que, nesta hora, o mundo fica estranho, como se ele  estivesse num lugar do mal, e até as coisas passam a não parecerem reais. Piora ‘à tardinha e quando vai dormir. Vem junto, uma grande angústia. Piora também na segunda-feira, após ter passado um fim de semana num local mais sossegado, onde os pais tem uma casa de campo. Até hoje, esse lindo rapaz não teve a experiência do beijo. Diz ter mais medo que vontade. Sonha ainda com brincadeiras infantis.
         Há 2 anos atrás havia me procurado com queixas de que estava com medo de crescer. De fato, seu crescimento físico estava mais lento. Chorava de saudades da infância, com muito pesar por estar crescendo. Muito grudado à mãe, chorava com medo dos pais morrerem.
          Sempre foi um garoto certinho, organizado, responsável, de pouca transgressão. 
           Seus caninos foram arrancados, pois não caíam espontaneamente.  
Não concordo com esta conduta. Se não caíam era porque ele não estava emocionalmente maduro para a troca dos dentes. Sempre quando isto acontece, ou seja, quando os dentes de leite são arrancados antes de estarem moles, há uma perturbação  no processo de amadurecimento,interferindo  na fluência natural da solução do problema, e consequentemente, jogando a criança para angústia. Já vi inúmeros casos com este movimento.

A SAÍDA DA INFÂNCIA MUITAS VEZES É UM LUTO DIFÍCIL. É PRECISO REFLETIRMOS MUITO SE NÓS PAIS, CORROBORAMOS COM ESTA DIFICULDADE. MUITAS VEZES, TRANSMITIMOS AOS NOSSOS FILHOS QUE O MUNDO É REALMENTE MUITO PERIGOSO E QUE ELES SOZINHOS NÃO SERÃO CAPAZES  DE FAZER ESTA TRAVESSIA. É TAMBÉM COMUM, O PESAR DE QUE ELES CRESÇAM  SEJA NOSSO E NÃO EXATAMENTE .
COSTUMA VIR JUNTO : A PERCEPÇÃO DO REAL, O ENCONTRO COM AS FRAGILIDADES COMO AS DOENÇAS E A POSSIBILIDADE DE MORTE E A ENTRADA NO ASSUMIR DA SEXUALIDADE, POIS AMBOS REPRESENTAM A TRAVESSIA DA INFÂNCIA PARA A MATURIDADE, UM LUTO PORTANTO, ATÉ QUE A CONQUISTA DA ALTERIDADE E DA AUTONOMIA SOBREPUJAM ESTA ANGÚSTIA.
Esta criança, bastante obsessiva e controladora, de repente, não tem saída diante desta falta de controle das pulsões, mais poderosas que o seu habitual controle.
CANINOS SÃO DENTES LIGADOS AO FÍGADO E TRABALHAM PARA O USO DA ASSERTIVIDADE COM RELAÇÃO AO PRÓPRIO DESTINO E REALIZAÇÃO DOS DESEJOS PESSOAIS. SEGUNDO A LEITURA CORPORAL TAMBÉM SÃO CAPAZES DE TRABALHAR PARA NOSSAS PERCEPÇÕES MAIS REFINADAS E SUTIS, COMO AQUELAS DITAS XAMÂNICAS.
Vejam um desenho deste garoto aos 7 anos:



***
MITOS CRIADOS PELO UNIVERSO INFANTIL

LOURA DO BANHEIRO

Não sei explicar exatamente porque esta fantasia é tão impressionável para as  crianças, mas um dos medos frequentes que escuto no consultório, as vezes apavorante, com muitos distúrbios, é o medo da loura do banheiro. Quem é ela?
"Ela está no banheiro e vai aparecer de repente, principalmente se você cumprir um ritual, que é bater no espelho 3 x e chamar seu nome"_ é o que uma criança conta para a outra. Eles chegam me dizendo que, mesmo sabendo que ela não existe, o medo dela é terrível. E dizem: _ na verdade, eu não tenho certeza se ela não existe.
 Tenho insistido com eles, para, também na imaginação, criar alguma armadilha para ela, mas demora para passar o medo desta loura ameaçadora, que aparece para te matar.

NO FUNDO, A MORTE E A CASTRAÇÃO ESTÃO SEMPRE EM JOGO NO MEDO DAS CRIANÇAS E DE NÓS TAMBÉM ,ADULTOS VULNERÁVEIS.

***

MONSTROS

Um menino de 8 anos, uma vez me disse, que, mesmo tendo certeza que os monstros não existem, ele morria de medo deles. Sugeri que pensasse numa saída para o medo e ele teve uma idéia. Desenhou um monstro gigante e fez um x vermelho,bem visível sobre ele, escrevendo junto: _ PROIBIDA A ENTRADA DE MONSTROS NESTE QUARTO!!! Depois, me ligou e disse:_  Deu certo, meu medo passou.
Diante do real, que estratégias teremos a não ser driblar o medo? A não ser brincar um pouco com ele? Os monstros nunca deixarão de existir , nem tão pouco os sentimentos monstruosos .Nunca deixarão de existir atitudes monstruosas, até das pessoas que mais amamos, como nossos pais.
O SOBRENATURAL, representante de todos os medos mais reais, é um dos maiores causadores dos medos na infância. Eles são  representantes de um pai nervoso ou de uma punição severa, de sentimentos de hostilidade vividos pelos pais e entorno e tudo mais que torna-se difícil de ser nomeado. Percebo que as crianças tem muita consciência do real, apesar de toda fantasia.

***

BRUXAS

Num trabalho de off-sina, ( ver capítulo sobre as off-sinas terapêuticas com que trabalho em meu consultório), as crianças matavam as bruxas. A brincadeira era matar e elas voltarem, inúmeras vezes, até que me disseram:_ Você não sabia? As bruxas não morrem nunca. Elas sempre voltam.


***

MEDO DO LOBO MAL

“Atendo “uma pequena muito pra frente”, sempre líder e resolvida. Hoje com 7 anos, me disse que pretende ser presidente do Brasil quando crescer. Perguntei a ela, quais eram seus planos de governo, o que me respondeu:
_ cada bandido terá sua identidade. Cada vez que fizer alguma coisa errada, ganha um pontinho na identidade. Quando ganhar 3 pontinhos terá que morrer.
Vou arrumar mansões para morarem juntas várias famílias de gente pobre e aí, todo mundo vai ser rico.
Depois de toda prosa, falou que ia contar um segredo que não podia contar para as amigas, pois estas ririam dela se soubessem. Disse ter medo de lobo mal até hoje e que, não sabe porque, à noite, fica imaginando que a mãe vai virar lobo e comê-la.

DE FATO, ESTA MÃE É MUITO FORTE  PARA ELA , ALÉM DE MUITO LIGADA NELA, AUMENTANDO A CHANCE DA FANTASIA DA DEVORAÇÃO. É BASTANTE COMUM AS CRIANÇAS TRAZEREM ESTE TIPO DE FANTASIA COM DEVORAÇÃO , PRINCIPALMENTE SE A RELAÇÃO DELES COM O OUTRO, GERALMENTE A MÃE, FOR MUITO SIMBIÓTICA E MISTURADA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário