Psicanálise

Quem quer fazer uma pediatria que realmente pretenda ir fundo na razão dos sintomas, PRECISA ENVEREDAR PELA PSICANÁLISE.

Psicanálise é um discurso que depende da posição subjetiva de quem fala e quem escuta. Sendo seres falantes, somos seres divididos em consciente e inconsciente e uma parte de nós não se inscreve em linguagem. Produz então um resto operacional, pulsional, o gozo, que vai sempre insistir. É o que resta por dizer.


***                          
NINHO DE PALAVRAS PARA RECEBER OS FILHOTES

Compreendemos , através do olhar da psicanálise, o quanto é importante escutar uma  criança, na sua linguagem anterior às palavras. Muitas vezes, aquilo que escapa à palavra, fala pelo corpo.
Somos seres da linguagem, portanto, da falta. Ao nascermos, já existe um ninho de palavras à nossa espera. São desejos, fantasias ,dos pais. Assim que o sopro vital entra em nosso corpo, abrindo nossos vazios, inicia-se uma longa jornada, intermediada pela língua.


***
FILOSOFIA CHINESA E PSICANÁLISE    

Um fundamento básico da filosofia chinesa está em reconhecer o vazio e isto é muito coerente com o pensamento da psicanálise:  “DO VAZIO CENTRAL EMANOU TODA CONCEPÇÃO DE VIDA. DESTE VAZIO ABSOLUTAMENTE PLENO DE INSPIRAÇÕES FORMAM-SE OS ELOS QUE UNEM OS SERES. O VAZIO CENTRAL DESCOMPLICA E EVIDENCIA A REALIDADE TAL COMO ELA É. AS COISAS SÃO COMO SÃO.”


                                                   
***

BANHO DE LÍNGUA

Como somos  dependentes desse outro também para nos alimentar e para falar conosco, da demanda constrói-se uma necessidade e, desta, através de um mal entendido,   o desejo, e a chance de sermos um sujeito. Por sorte, nossa mãe não sabe tudo sobre o que necessitamos. ESTA FALTA DE COMPLETUDE , este hiato entre o que deseja um bebê e o que sua mãe não pode compreender, é que nos torna desejantes. Ser sujeito ultrapassa um corpo. Aí sim, podemos nos construir de maneira saudável física e psiquicamente, pois não há como separar estas duas instâncias.


***
LALANGUE

Na natureza, podemos observar, por exemplo, a vaca que lambe seu bezerrinho inteiro até que ele se ponha de pé, sustentando seu corpo contra a força de gravidade. Nós humanos, além de nos por eretos, ainda precisamos chegar à fala. Por isso, precisamos deste banho de língua da mãe ou qualquer outro que nos adote, com seu olhar, seu desejo, e sua tentativa de nos compreender.
O primeiro movimento do bebê ao nascer é procurar o OLHAR de sua mãe. Ele nos dá a existência.
Lalangue é a palavra que arranha o sujeito, que vai marcar seu corpo. É o mundo simbólico que o antecede e que vamos ter de trabalhar com ele desde o nascimento, pois o outro vai oferecendo significações de nossas necessidades.



A FALTA COMO BASE DA LINGUAGEM

***
MEDICINA SEM SUJEITO SERIA MEDICINA?

IMPRESSIONA-ME MUITO HOJE O FATO DE QUE, PARA A MEDICINA E PARA O DISCURSO DA CIÊNCIA O SUJEITO ESTÁ FORA, FORACLUÍDO DE QUALQUER RACIOCÍNIO SOBRE A GÊNESE DOS SINTOMAS. Nosso corpo definitivamente não é uma máquina que podemos controlar e direcionar. Ele é constituído de uma matriz extremamente complexa dentro da linguagem, mesmo antes da palavra ser compreendida. É movido pelas pulsões, portanto, pelo gozo e pelos significantes.


***
O NÃO SABER DA MÃE SALVA

AQUI JÁ SE APRESENTA UM SINAL DE ALERTA. A MÃE NÃO DEVE SE ILUDIR DE QUERER SABER TUDO SOBRE SEU FILHO. PRECISA SIM, QUERER SABER, MAS NÃO QUERER SABER TUDO.


Uma vez, sendo seres da linguagem, somos seres com consciente e inconsciente. Algo da palavra se inscreve como linguagem e algo, não se inscreve, restando como inconsciente. Vai aparecer mais tarde em sonhos, atos falhos, sintomas físicos, ets.  Isso vai sempre insistir, por ser um resto por dizer.
O corpo é pulsional, de força psíquica constante. Entre aquele que nos fala e o que entendemos, há um simbólico que nos arranha, que faz suas marcas- é o que na psicanálise, chamamos de LALANGUE. No início era barulho da voz, murmúrios, depois vai tonalizando como pura melodia e vai nos marcando, fazendo os traços. ( Somos o que escutamos sobre quem somos, esse é o eu).O bebê fica excitado, libidinizado pela voz da mãe. Isso vai formar a matriz simbólica do inconsciente.


***
SAÚDE PSÍQUICA

A MANEIRA COMO VAMOS LIDAR COM A FALTA, É QUE VAI DETERMINAR NOSSA SAÚDE PSÍQUICA.
Quando acontece o desmame, esta perda leva a criança a pensar substituições desse prazer, mais interessantes. Assim ela vai caminhando em suas pulsões parcias localizadas, mudando os locais, da fase oral para anal e para fase genital edipiana, até completar a fase da sexuação, no final da puberdade. Essas castrações consecutivas vão aumentando os recursos do sujeito até ao desejo epistemofílico, que é o interesse intelectual. Esse aprendizado pede um sujeito desejante, movido por uma falta de saber, que vem como um fio de pergunta pela sexualidade.
Se lidamos com a falta, como algo do recalque, do impossível, a perda pode ser transformada em causa do desejo e  seremos NEURÓTICOS. Se a falta não se fez valer, podemos desenvolver uma estrutura PSICÓTICA . Se a mãe ou o pai toma o filho como objeto de pura satisfação, e se, não lidaram com sua própria falta, há um grande perigo da criança ficar capturada nesta teia como objeto e não como sujeito. A falta bem posta na mãe, como mulher, abre uma brecha para a entrada do terceiro, que é a função paterna, função simbólica, não necessariamente ocupada pelo pai biológico. Se for, melhor ainda. Se a criança fica capturada como objeto de satisfação e completude da mãe, é como se fosse ser devorada por uma bocarra, o que já escutei de diversas crianças. Por isto, elas passam pelas fases da birra, sendo do contra e testando limites e bordas.
Para então haver  sujeito, há que haver desejo e para haver um sujeito desejante, há que haver falta. É sempre importante a criança poder querer o que quer,e isto pode ser dito à ela, mas não é saudável, os pais atenderem sua demanda em tudo.


***
SEXUADO E SECCIONADO

Até a sétima semana de vida intra-uterina, anatomicamente ainda não somos sexuados. A partir deste momento, ocorre no embrião uma secção, tornando-nos meninos ou meninas. CURIOSO COMO A PALAVRA SEXUADO VEM DE SECCIONADO. Eis aí, mais uma vez nossa condição sexualizada e seccionada. ESTE É UM DOS GRANDES PILARES DA PEDIATRIA. Não nascemos homens ou mulheres. Será um longo processo psíquico que vai determinar nossa posição sexual na vida.


***

REAL, SIMBÓLICO E IMAGINÁRIO

A grande complexidade é que estamos inseridos em registros tanto do REAL, QUANTO DO SIMBÓLICO E DO IMAGINÁRIO. Nosso corpo está dentro dessas três instâncias. Ele é Imaginário enquanto imagem, simbólico enquanto somos seres de linguagem e REAL, pois o verbo plasma a carne. O REAL É O GOZO.
AS NEUROSES DOS ADULTOS SÃO SEMPRE INFANTIS.
A CRIANÇA É SINTOMA DO PAR PARENTAL OU DA SUBJETIVIDADE DA MÃE.
SE O ARRANJO ESTIVER APERTADO DEMAIS OU SE HOUVE ABALO NO ARRANJO QUE ELA CONSEGUIU FAZER, COM MUITO SOFRIMENTO, É PRECISO RECORRER À AJUDA.
APESAR DE TUDO, O SINTOMA É O MELHOR QUE AINDA SE PODE FAZER DIANTE DOS IMPASSES.
HOJE, AVALIANDO  INCLUSIVE OS SINTOMAS FÍSICOS DENTRO DESTA COMPLEXIDADE PSÍQUICA, VEJO QUE PODEMOS FAZER VÁRIAS INTERVENÇÕES, NA TENTATIVA DE PREVENIR ESTADOS MENTAIS IRREVERSÍVEIS.




Um comentário:

  1. Olá! Meu nome é Nazaré Brito, sou enfermeira e oriento mães de bebês de 0 a 3 anos.Uma paciente em comum me indicou seu site e deixo aqui o registro da minha experiência no tratamento dos bebês com aurículo acupuntura.
    Encontrei na aurículo acupuntura uma resposta excelente para cólicas de bebês, no tratamento do desconforto por ocasião do nascimento dos dentes, dentre outras situações onde associo com o tratamento do pediatra e vejo como acelera a melhora de bronquites, bronquiolites, dentre outras. É importante esclarecer que na aurículo para bebês não uso nem agulha e nem sementes. Uso uma "espuminha", própria para os bebês e que não causa nenhum desconforto tanto na aplicação como ao longo do tratamento.
    No tratamento específico de cólicas além do resultado tem a vantagem de não oferecer nenhuma medicação para o recém nascido.
    Para saber mais e conhecer o material deixo o link do meu vídeo https://youtu.be/IfJ7VlMkkt8
    Estou a disposição para esclarecimentos.
    Parabéns pelo site.

    ResponderExcluir