Sexualidade

SER MENINO OU MENINA??

É mais difícil ser menina???
Uma menina de 7 anos trouxe hoje uma questão que apareceu a partir de uma história que escrita por ela sobre um desenho que fez durante a consulta. Tratava-se de um patinho que foi virando menina, mas queria era virar menino  - fala que só enunciou  depois de longo tempo de conversa. Eu perguntei a ela se já havia pensado alguma vez em ser menino ao invés de ser menina. Ela respondeu: _"Sim, pois gosto mais de brincadeiras dos meninos, mas fico com um pouco de vergonha de estar com eles, mesmo que eles nem percebam minha presença. Acho que sou um pouco masculino e feminino."
Esta menina anda muito irritada com a mãe. Diz preferir estar com o pai, pois ele fica mais sozinho. Vestiu-se como menino e levou bronca da mãe. Tem tido muitos pesadelos  e diz que quando deita, seus pensamentos ruins aparecem e ela não consegue superá-los.    Desenvolveu em seu corpo uma irritação de pele nos cotovelos (ÁREA  QUE PODE RETRATAR DÚVIDAS ALÉM DO  EXCESSO DE CONTENÇÃO PELO EXAGERO DE RACIONALIDADE ), atrás dos joelhos (ÁREA LIGADA À DESVALORIZAÇÃO PESSOAL) e no queixo ( AREA LIGADA À SEXUALIDADE) . É uma menina extremamente inteligente  e brilhante na escola. Tem muita dificuldade para lidar com a falha. Disse que seu pai só tem então um pouquinho de feminino, pois é bastante impaciente. Segundo ela, ele lhe traz alegria e sua mãe lhe dá coragem para enfrentar os medos.
 
Angústia com o tema da sexualidade é pilar na pediatria. Tornar-se mulher ou homem não é tarefa fácil para ninguém. Ser menina, identificar-se com a mãe, com a falta, sem pênis, é,no mínimo, depreciativo, e nega a ilusão do todo e do poder.
TODOS TEMOS QUE LIDAR COM A FALTA, SENDO HOMEM OU SENDO MULHER. Essa é nossa dialética enquanto sujeitos- se haver com a falta, ou seja, atravessar o rochedo da castração, que pode nos fazer sair da polaridade- nem ficar na impotência nem na prepotência.


***


Nenhum comentário:

Postar um comentário