Pais e filhos

SINTOMAS NOS PAIS X SINTOMAS NO FILHO

Esse caso que vou comentar agora ilustra bem a relação de um recém-nascido com sua mãe. Mostra a força da intimidade dos sintomas de um com o outro.
Trata-se de uma criança de um mês e meio, já resfriada. Pedi pra ver e resolvi ouvir a mãe, que estava com sintomas importantes de sinusite, com dor facial do lado direito. Pedi que ela me dissesse o que a estava incomodando e saiu um assunto interessante: ela ainda não estava tranquila com relação ao nome que escolhera para a filha, pois contrariava o gosto de sua mãe. Sua mãe queria que a filha recebesse um nome que misturava de novo, o nome de mãe e da filha, como foi o nome da sua irmãzinha de 4 anos, muito aproximado ao nome da mãe. Desta vez, o pai, apropriadamente, interviu e interditou a confusão. A mãe que sempre obedecera à própria mãe, de quem até hoje é extremamente dependente até para escolher a roupa que quer comprar, estava muito angustiada, sem coragem mesmo até de dizer o nome da filha diante de sua mãe. Ela ainda me contou que a história de nomes vinha de longe, pois sua avó havia feito promessa de dar um nome para a sua mãe e sua tia a registrou com outro nome. Por causa dessa promessa não cumprida, sua mãe resolveu por o nome que não ganhou , embutido em todas as filhas e filhos que teve.

HAVERÁ DÍVIDA EM NOME PRÓPRIO?
ESSA MÃE ESTÁ  AQUI, COM AJUDA DO MARIDO, NEGANDO OBEDECER AO DESEJO DE SUA MÃE. É UMA ESPÉCIE DE RITUAL DE PASSAGEM, ONDE ASSUME SEU DESEJO DE ESCOLHER O NOME DA PRÓPRIA FILHA, QUEBRANDO PADRÃO ANTIGO FAMILIAR QUE JÁ VINHA NAS GERAÇÕES. IMPORTANTE MOVIMENTO PARA TENTAR  NÃO  REPETIR COM AS FILHAS, TODA ESSA RELAÇÃO DE DEPENDÊNCIA, QUE NÃO É SAUDÁVEL.
O resfriado do bebê, é claro, tem a ver com este campo do impasse. O bebê está mergulhado de alma e corpo, no sentimento e sintoma da mãe. Não há como recusar esta hipótese para tratar um bebê. É preciso ouvir a mãe e ajudá-la a desembaraçar seus próprios nós.
EIS AQUI UMA IMPORTANTE FUNÇÃO DO PEDIATRA.

***
IDENTIFICAÇÕES

O MENINO HOMEM E SEU PAI

Ontem fiquei comovida com uma conversa que tive com uma criança. Era um garoto já com quase 13 anos que eu não via há muito tempo. Criança muitíssimo criativa. Cria mundos imaginários e escreve histórias. Fica muito preocupado com tudo. Tem medo de seu imaginário rico. Contou-me  um sonho muito interessante, onde ELE E O PAI ESTÃO NUM BOSQUE E ,NUM BURACO DE UMA ÁRVORE GIGANTE, SAEM HOMENS ENCAPUZADOS, QUE FAZEM UMA LAVAGEM CEREBRAL NO PAI E ESTE, DEIXA DE RECONHECê-LO COMO FILHO.
Neste momento eu lhe perguntei se, na vida real, ele já havia sentido alguma vez, medo do pai não reconhecê-lo como filho. Responde que sim, com grossas lágrimas escorrendo pelo rosto e começa a dizer de que ele é diferente do pai no gosto e, o irmão é muito parecido com o pai. Diz que, embora ele queira um dia trabalhar na loja do pai, assim como o pai trabalhou na loja do avô, ele vai também cuidar de bichos, que é bem diferente do que o pai gosta.
Esta mesma criança sonha em ter um tigre, pois acha o tigre um animal "na dele," bonito e misterioso. Depois, falou do pai como alguém misterioso.

PRECISAMOS PRESTAR MUITA ATENÇÃO NA FALA DA CRIANÇA, EM SUAS METÁFORAS, POIS ESCONDEM SOFRIMENTOS MISTERIOSOS.

 (VER DESENHO DE PEDRAGON, CIDADE CRIADA POR ELE)





***

IDENTIFICAÇÃO  SINTOMÁTICA  E O TEMA DA MORTE

Criança com sintomas físicos muito semelhantes aos sintomas do pai. Teve uma esofagite grave aos 2 meses de idade, com hemorragia interna inclusive, devido a refluxo gastro –esofágico, usando apenas o leite materno. Depois veio apresentando vulnerabilidades respiratórias com mudanças de temperatura, aftas de repetição e laringite- todos os sintomas que são comuns ao pai.
O pai insiste muito nesta igualdade. A identificação entre os dois é muito forte, principalmente por parte do pai. Na criança, apareceu de 3 maneiras:
- TEM PENSADO MUITO NA MORTE E SEMPRE QUANDO PENSA, PENSA  O QUE VAI FAZER PARA FICAR SEM O PAI QUANDO ESTE MORRER. QUEM VAI ALEGRÁ-LO?  Para falar disto começou dizendo que acreditava em Papai Noel ainda uns 95%, e na fada do dente uns 55%. Daí eu disse:_ será que você não quer deixar de ser criança um dia? _Prefiro ser criança do que adulto. Queria que o tempo parasse, que ninguém ficasse velho para não morrer, foi o que disse.
_Sintomas físicos insistentes idênticos aos do pai.
_ Um sonho significativo: A TURMA DO BEM TENTA TAMPAR UMA COLA PARA ELA NÃO CONGELAR. PRECISAVAM COLAR UMA CIDADE DE LEGO FEITA PELOS HUMANOS. A TURMA DO BEM TENTA ROUBAR A COLA. AÍ, O VELHO DO BEM INVENTA UMA PROFECIA: UM MESTRE CONSTRUTOR VAI CAIR DO CÉU COM A TAMPA DA COLA. O SR. NEGÓCIO, QUE ERA DO MAL, QUERIA COLAR O FILHO DELE.
- Trouxe depois dessa narrativa, a fala de que o seu pai gostaria que ele fosse muito parecido com ele.

***
 FALTA DE PAI

Hoje atendi uma criança de 4 anos, que até então só viu o pai por 3x. Falando sobre o assunto com a mãe, numa conversa aberta e em sua presença, soltei a seguinte frase: _ o pai pode não ser nenhuma “Brastemp”, mas é o pai que ela tem e precisa ser referenciado como tal. Rimos, eu e a mãe, pela maneira com que eu disse. E ela, imediatamente, interviu dizendo:_ ISSO NÃO TEM GRAÇA! (Quem ficou sem graça fui eu e pedi-lhe desculpas.) Depois disso fez o seguinte desenho:





***

ADOÇÃO

Atendo uma pequena que, aos 3 anos, encheu a mãe adotiva de perguntas sobre seu nascimento, sua origem. No aperto, a mãe resolveu desenhar e contar-lhe a história através do desenho. Falou que quem estava com ela na barriga, não sabia cuidar de criança e nem tinha casinha e aí pediu ajuda. Cobriu o real do belo, e pôs vários elementos de adorno, como uma chuva de estrelas no céu, no dia que ela nasceu , na hora que o telefone tocou, anunciando sua chegada. Ela gostou demais e pediu ‘a mãe para repetir mil vezes a mesma história, decorando todas as frases. Contou depois para os avós e tios muitas vezes. Depois de um bom tempo elaborando a questão disse: _ agora eu quero que me conte começando só quando o telefone toca. E sabe o que mais? A chuva não foi de estrelas, foi de picolés. (o que ela mais ama).

 ***

FERTILIZAÇÕES ARTIFICIAIS

Hoje tive um impressionante relato de uma mãe que se submetera a uma fertilização “in vitro” porque seus óvulos não cresciam o suficiente para uma fertilização natural. Ocorreu um efeito de hiperestímulo  hormonal desastroso, o que causou, na décima sétima semana de gestação, uma torção de um de seus ovários, que chegou a ter 26cm de tamanho. Causou-lhe dores lancinantes e foi preciso tomar fortes medicamentos e se submeter a uma cirurgia de emergência. Sua filha nasceu com 39 semanas de gestação em perfeita saúde.

A MEDICINA ENVEREDOU POR UM CAMINHO, SEM VOLTA, COM USO E ABUSO DA TECNOLOGIA. AS MEXIDAS ARTIFICIAIS HORMONAIS PODEM LEVAR AS MULHERES PARA MISTERIOSAS POSSIBILIDADES, COM MUITO RISCO ENVOLVIDO. O CAMINHO PODE SER BASTANTE TORTUOSO E SOFRIDO.
VALE A PENA REFLETIRMOS  SOBRE A MÃO HUMANA INTERVIR TANTO EM QUESTÃO TÃO SAGRADA.

Coincidência ou não, atendi outro caso de torção de ovário numa gravidez de 5 meses que também necessitou de cirurgia, preservando totalmente o bebê. Mas, esta mãe não recebeu hormônios artificialmente. Tinha um cisto de ovário grande, antes mesmo de engravidar. Ela conta que, pelo ultrasom, o bebê estava todo encolhidinho apenas de um lado do útero. ESTA É UMA INTELIGÊNCIA FÍSICA DA FORÇA DA VIDA.

***

FERTILIZAÇÃO IN VITRO COM ÓVULO DE DOADORA

Continuo  meu questionamento sobre as interferências no espontâneo do gestar, pois os avanços nesta história estão criando situações bastante delicadas no aspecto emocional das famílias. Ontem eu recebi uma criança de 8 meses, que nascera de fertilização in vitro, com óvulo de doadora. Parecia que não havia nenhuma importância de quem era o óvulo.

Assusta-me quantas fertilizações in vitro estão acontecendo hoje. O número está enorme.

Vejo uma sequencia acontecendo- anticoncepcional desde início da vida sexual, que se inicia em torno dos 16 anos- plástica de mamas- infertilidade, que poderia ser temporária se a paciência e tolerância com o tempo de espera fosse um pouco maior tanto para pais quanto para médicos.


A PERGUNTA QUE CABE É: ONDE ESTÁ A MULHER?????

HAVERÁ ESPAÇO NO MUNDO MODERNO PARA A MULHER??

HAVERÁ LUGAR PARA O TEMPO E PARA O PROCESSO???
O mundo moderno oferece objetos demais para tamponar a falta. Não há cuidados para preservar o vazio. Não há educação para lidarmos com a FALTA. Deveríamos suportar a falta, para manter o vivo. Desejo é falta, é sem objeto tamponante. Viver é ser desejante de...
***

BARRIGA DE ALUGUEL

Atendo uma criança que foi gerada no útero da avó paterna. Apesar dela  ter ultrapassado a idade fértil, refizeram hormonalmente sua capacidade de gestar e ela pode gerar a neta, pois a mãe da criança havia nascido sem o útero. Foi IMPLANTADO ENTÃO O EMBRIÃO DA NORA COM O FILHO. É COMPLEXA A SITUAÇÃO OU NÃO É??  Precisamos sublimar alguns preconceitos para atualizar as possibilidades terapêuticas modernas?? 

E no banco de embriões congelados, existem vários, esperando não sei o quê..... É NOSSO ADMIRÁVEL MUNDO NOVO !!!!!

CARÊNCIA DE MÃE

Hoje escutei de uma mãe o relato de que ela anda preocupada com a filha de quatro anos, desde que o irmão nasceu porque tem tido que cuidar do bebê e vem deixando-a mais solta. Então, movida pela culpa, procurou a filha e disse:_"Filha, hoje vou ficar te chamengando". E a menina respondeu:_"Por que? Você está carente?"

Esta mesma menina exclamou para si mesma: _"Pra quê pedi tanto este irmão se agora não tem mais jeito de devolver?

Nenhum comentário:

Postar um comentário