Verdades e mentiras

É POSSÍVEL ESCONDER ALGO DA CRIANÇA??
Os pais não deveriam ter medo de contar notícias para a criança , principalmente sobre situações que a envolvam. Hoje vi uma criança , de 2 anos, com uma dermatite (cujo nome é pitiríase rósea ) que começou no dia em que a  mãe soube que estava grávida. Até o momento ainda não havia contado  para a filha , pensando em não criar ansiedade nela, até porque ela, a mãe, iria começar um novo trabalho e  a menina iria começar a frequentar escola. 
Mesmo com boa intenção, mentir ou omitir, muitas vezes causa mais trantornos do que uma verdade bem dita.
Acredito que a criança absorve e assimila é o sentimento dos pais em relação ao fato. Se os pais estão com medo é porque eles acham que tem algum problema na notícia, que ela representará alguma perda. Transmite-se assim um fantasma. NÃO ADIANTA ESCONDER. A criança provavelmente já sabe e ainda não tem palavras para este saber. Muitas vezes vi criança anunciar gravidez antes da mãe ter o conhecimento. Os pais deveriam transmitir à criança que a chegada do irmãozinho ou irmãzinha é uma alegria e um ganho, nunca uma perda apenas. O AMOR É MATEMÁTICA DE SOMA E NUNCA, DE DIMINUIÇÃO. Sintomas físicos podem surgir diante do não dito, porém sentido ou percebido.

***

FANTASIAS INFANTIS
Coelho da páscoa
Uma menina de 7 anos disse que tinha um segredo para contar. O segredo era que o coelho da páscoa não existia. Demorou um tempo para conseguir dizer. Na verdade, me fez adivinhar. Passei aperto . Então, lhe perguntei o que ela sentira quando soube disso, ao que respondeu:
- Gostei de saber a verdade, mas não gostei que ele não existisse.
No pensamento da criança, está o descortinar do real. Ela passa a saber do real, mas resiste à ele. Só elas???

Nenhum comentário:

Postar um comentário